Quantidade de Páginas visitadas

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla



         Desde sua instituição , em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva no contexto social, cultural, educacional e político. 



         O tema escolhido como base para as reflexões no ano de 2011 ( “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.”) propõe pensar uma questão muito vivenciada no cotidiano, mas atualmente pouco percebida e debatida que é a Indiferença Social, uma das nossas piores heranças culturais, sendo o ato de ignorar aquilo que é diferente, gerando assim vários tipos de violência.



         Avançando na luta por respeito aos direitos da pessoa com deficiência, a Federação Nacional das Apaes se dedica a ouvi-las a respeito das suas expectativas, criando espaços para que elas possam nos mostrar qual caminho deve ser seguido pelos movimentos sociais no próximos anos, resgatando um dos direitos mais básicos de todo ser humano, que é a liberdade de expressão. 



        Como nos ensinou William Shakespeare “ Depois de um tempo você aprende que não importa o quanto você se importe... existem pessoas que simplesmente não se importam”. Sendo assim, se cada um de nós aprendesse essa lição de fazer de nossa existência um exemplo de superação e de dedicação ao próximo, como a família que luta para o desenvolvimento de seu filho, seria o começo de um mundo mais justo, seria quebrar a cultura da indiferença.









Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito